O que é a acne da mulher adulta e quais são as causas? Como tratar?

“Existem basicamente dois tipos de acne: a acne adolescente e a acne da mulher adulta.

 A acne adulta está mais relacionada a distúrbios hormonais.

A acne da mulher adulta acontece geralmente depois dos 25 anos, e geralmente em mulheres que nunca tiveram acne. Muitas vezes ela está relacionada a um quadro de ovário policístico ou em geral a alguma alteração dos hormônios masculinos, que podem ter aumentado.

A acne da mulher adulta é caracterizada por começar mais tardiamente, comprometendo mais a área do pescoço e o terço inferior do rosto – a região da mandíbula, linha de transição do rosto pro pescoço. As lesões são mais inflamadas e doloridas e deixam mais sequelas de manchas.

Por ter desdobramentos mais profundos, é mais difícil de se tratar com tratamentos tradicionais, porém ela não definitiva e tem treinamento.

Como tratar a acne da mulher adulta?

Quando se fala em acne da mulher adulta e toda a sua relação com os índices hormonais, é claro que imediatamente se pensa em pílulas anticoncepcionais.

São elas o tratamento clássico para o quadro. “Elas geralmente têm estradiol combinado com progestágeno, que pode ser androgênico, neutro ou antiandrogênico. Em geral esse tipo de tratamento é o da escolha.

Outra substância usada é a espironolactona, de ação antiandrogênica, que usamos normalmente para a pressão. Também se pode tratar a acne adulta com a isotretinoína sistêmica, que ao longo do tempo melhora o excesso de sebo e inflamação. Ou seja: cada caso tem seu diagnóstico específico.

Geralmente, o tratamento da acne da mulher adulta é baseado numa substância antiandrogênica sistêmica. E depois uma associação de tratamentos locais que podem ajudar no quadro.

Pode ser realizada uma combinação de medicamentos orais, produtos tópicos e ativos para o tratamento ser completamente eficaz.

Cuidados com a alimentação:

Como se pode imaginar, a alimentação influi muito na saúde da nossa pele e no quadro da acne da mulher adulta. Nestes casos, evitar o leite e seus derivados na dieta. Atenção: não se trata do leite integral ou desnatado nem da lactose. O x da questão é a própria proteína do leite, que pode ativar a linha de hormônios masculinos.

Evite também aquelas proteínas vendidas em academias, o excesso de complexo B e alimentos de alto índice glicêmico, que são inflamatórios.

O estresse pode ser também a causa da acne adulta!

Há ainda de se levar em conta que a acne da mulher adulta pode ser acarretada por estresse. Assim, pode refletir no aumento do cortisol que, por sua vez, pode ter ação nos hormônios masculinos e causar esse desequilíbrio.

Não é impossível você melhorar seu quadro de acne da mulher adulta investindo na sua qualidade de vida. Inclusive, ela acredita que o aumento dos diagnósticos hoje em dia se dá justamente por conta do alto nível de stress. Some ainda as noites mal dormidas e o excesso de preocupação.

Antes de começar qualquer tratamento Informe-se com um médico especialista.

Concluindo, um quadro de acne da mulher adulta requer invariavelmente um acompanhamento médico responsável, que vai traçar seu quadro com cuidado e escolher, junto com você, a melhor alternativa. Ao mesmo tempo, vale sempre lembrar: a alimentação e nossa qualidade de vida tem papel importantíssimo.

Suspeita de acne da mulher adulta? Procure um dermatologista!