Tratamento para Melasma

O melasma é uma doença da pele, porém com causas sistêmicas, que se caracteriza por manchas escuras localizadas principalmente na face, pescoço e no colo. As manchas podem ser pequenas ou extensas e sem delimitação específica.

O que é?

O melasma é uma doença da pele, porém com causas sistêmicas, que se caracteriza por manchas escuras localizadas principalmente na face, pescoço e no colo. As manchas podem ser pequenas ou extensas e sem delimitação específica.

Existem diversos tratamentos para esta patologia: fitoterápicos, vitaminas, homeopatia, frequências, regulação dos parâmetros hormonais, clareadores tópicos e uso de laser com baixa energia.

Inicialmente é necessário agendar uma consulta médica, na qual abordaremos as medidas de tratamento oral e tópico de acordo com o exame físico e laboratorial individual. Corrigiremos as causas e os hábitos que devem ser modificados para obtermos resultados duradouros do tratamento. Pode ser necessário o tratamento multidisciplinar com Ginecologista, Endocrinologista e Equipe Nutricional, pois o uso de alguns hormônios e desordens neste quesito pode ajudar ou atrapalhar no tratamento desta patologia.

Apenas após iniciarmos e obtermos a resposta clínica da melhora do melasma que podemos potencializar os resultados com os tratamentos em consultório.

Tipos de Tratamento em Consultório:

1 – Tratamento a Laser:

O que é?

Utilizamos o laser com liberação de baixa energia que age a partir de um efeito fotoacústico, com mínima liberação de energia térmica, sendo assim mais seguro para o melasma. O tratamento tem se mostrado eficaz, com evidências de resultados.

O tratamento com esse tipo de laser é indolor, e pode ser feito em todas as estações do ano, inclusive no verão, por não ser um tratamento tão agressivo à pele. A aplicação do laser não provoca inchaço nem irritação, apenas um leve formigamento e vermelhidão que melhora poucos minutos após a sessão.

Número de Sessões:

Entre 10 a 15 .

Intervalo:

Semanal ou quinzenal; após o tratamento, sessões de manutenção mensais podem ser recomendadas individualmente.

2- MICROAGULHAMENTO COM DRUG DELIVERY:

O que é?

Utilizamos um aparelho de roller manual ou elétrico descartável, que faz micro canais na pele, afim de gerar um estímulo tecidual e regeneração. Por estes canais será depositado substâncias clareadoras que conseguem agir nas camadas profundas da pele fazendo efeito de inibir a melanogênese e obtermos o clareamento do melasma.

3 – Aplicação Injetável:

O que é?

Feita apenas sobre as manchas, é injetado a nível dérmico, substâncias clareadoras que são individualizadas de acordo com cada tipo de pele, para agirem direto na causa. 

Pode ser feito em qualquer época do ano.

Intervalo:

As sessões são quinzenais.

4 – Peeling Químico:

O que é?

Aplicação de Ácidos e fórmulas despigmentantes, que fazem a pele descamar e se regenerar. No caso do melasma o protocolo é específico e utilizamos ativos que mais possuem resultados comprovados em trabalhos científicos.  

Cuidados Durante o Tratamento do Melasma:

A pele tratada não pode estar bronzeada e deve estar em uso de fotoprotetor solar diariamente.

Deve ser seguida todas as orientações determinadas em consulta, tanto oral como tópica dos protocolos de tratamento.

Contraindicações:

Gestantes, Vitiligo e demais doenças autoimunes cutâneas, em tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, fotossensibilidade, ferimentos e lesões na área a ser tratada.

FAÇA SEU AGENDAMENTO ON-LINE

Preenha o formulário abaixo para agendar sua consulta