Manchas na virilha: por que aparecem, como evitar e tratar?

É normal que qualquer tipo de mancha provoque um certo desconforto, seja ele físico ou até mesmo psicológico, não é mesmo?

Querendo ou não, é algo que mexe diretamente com a aparência, e, em geral, não é de forma positiva.

Por exemplo, algumas pessoas podem apresentar manchas escuras na virilha que podem causar um efeito negativo na autoestima

Nesses casos, é comum que apareçam questionamentos como “o que causa manchas escuras na virilha?” ou “como clarear manchas na pele?”.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Continue lendo que vamos te explicar as principais causas para essas manchas, quais os tratamentos mais indicados e até mesmo como você pode evitá-las. Vamos lá!

O que causa manchas escuras na virilha?

As manchas escuras na virilha aparecem devido ao aumento da produção de melanina.

Esse aumento pode ser causado por vários fatores, que, em geral, são considerados simples.

Apesar de não indicarem algo preocupante na maioria dos casos, as manchas escuras carregam consigo um efeito negativo que afeta, principalmente, a autoestima das pessoas.

Por mais que possam aparecer em qualquer pessoa, é mais frequente que a queixa desse “problema” ocorra entre as mulheres e pessoas de pele negra.

As principais causas para o surgimento das manchas escuras nessa região, são:

Atrito entre as pernas

O contato frequente entre uma perna e outra provoca uma irritação que pode dar início a um processo inflamatório e, dessa forma, aumentar a pigmentação da virilha.

Depilação com lâmina

Sendo mais comum em mulheres, o uso regular de lâminas para se depilar é um grande fator para causar manchas escuras na virilha, região em que a pele é naturalmente mais sensível.

Alterações hormonais

Algumas mudanças no organismo podem afetar o equilíbrio hormonal do nosso corpo e, consequentemente, causar manchas escuras na pele, como durante a gestação, pessoas com diabetes, mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, entre outros.

Roupas apertadas

Usar peças íntimas ou roupas apertadas e/ou de tecido sintético dificultam que a pele “respire”.

Logo, a região pode ficar mais úmida e aquecida, sem contar no atrito entre a pele e o tecido que pode provocar o aparecimento das manchas.

Reações alérgicas

O uso de determinados tipos de produtos ou substâncias pode provocar alergias ou irritações, que podem aumentar a pigmentação da região.

Saber os fatores mais frequentes que provocam manchas na virilha é importante não apenas para tratá-las, mas também para evitar que elas apareçam.

Independentemente da causa, é preciso que você tenha a orientação de um especialista da área para obter um tratamento efetivo, identificar o fator causador e até evitar que o quadro continue.

Como clarear manchas na virilha?

Embora ter manchas escuras na virilha seja um ponto bem negativo para muitas pessoas, saber que existem métodos para clareá-las é uma notícia muito boa!

Vale lembrar que qualquer tratamento deve ser indicado e acompanhado por um especialista na área. Portanto, nada substitui as recomendações de um dermatologista.

Agora, conheça algumas alternativas de tratamentos que podem ajudar a clarear as manchas escuras na virilha!

Cremes e pomadas: 

Em geral, a utilização de cremes e pomadas clareadoras é bem recomendada.

Isso porque existem alguns tipos de substâncias na composição destes produtos para manchas na virilha que atuam diretamente no controle da produção de melanina.

O uso deve ser feito apenas com indicação para que não ocorra nenhum efeito adverso que possa ocasionar uma piora do quadro.

Procedimentos estéticos:

Já em outros casos, a prática dos procedimentos estéticos costuma ser mais eficaz e também deve ser realizada após recomendação médica.

Os principais procedimentos feitos para clarear as manchas escuras na virilha, são:

  • Peeling químico;
  • Luz intensa pulsada;
  • Laser.

Na maioria dos quadros, os resultados desses métodos já são vistos nas primeiras sessões de tratamento, e é fundamental ter cuidado redobrado com a região após o procedimento, pois a pele costuma ficar sensível.

Em todos os casos, o uso de protetor solar é indispensável.

Como evitar manchas na virilha?

Agora você já sabe quais são os principais fatores que podem causar o escurecimento da virilha e os tratamentos que ajudam no clareamento da área.

O próximo passo é entender quais são as medidas e hábitos que podem ajudar a prevenir a hiperpigmentação.

Veja algumas delas:

Evitar o uso de roupas íntimas apertadas:

Nesse caso, é importante optar por peças que permitam que a pele respire, usando tecidos mais leves e naturais.

Adotar outros métodos de depilação que não envolvam a utilização de lâminas, como o laser.

Manter a região da virilha hidratada para evitar o escurecimento e manter a pele saudável e bem cuidada. 

A hidratação também contribui para diminuir os efeitos negativos da fricção entre as pernas.

É claro que nem sempre temos o controle de evitar determinadas situações que podem ocasionar as manchas, mas, sempre que possível, procure adotar medidas de prevenção e fazer o tratamento adequado, sempre acompanhado com seu dermatologista.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp