A verdadeira harmonização facial

Os procedimentos, cuidados e informações que compõem o procedimento estético queridinho dos famosos: a harmonização facial. Com o procedimento harmonização facial, é possível ter um rosto mais harmonioso e esteticamente mais agradável. Por isso, a harmonização percebe sua procura cada vez maior.

Harmonização facial é o conjunto de processos que visa o equilíbrio das proporções faciais com objetivo de definir ou alterar o formato do rosto respeitando as linhas naturais da face para uma aparência mais harmônica.

A proposta da harmonização facial nunca foi deixar rostos completamente iguais.

É possível juntamente com médico especializado criar um plano de tratamento personalizado que favoreça através da harmonização facial uma aparência natural e autêntica.

Como é feita a harmonização facial?

Tudo começa com uma avaliação por médico que seja especialista em harmonização facial.

A harmonização facial é feita na maioria das vezes com preenchimento.

A harmonização facial pode envolver muitos procedimentos, como:

fios de sustentação, ultrassom microfocado, etc.

O alto potencial de transformação da técnica vem da utilização de implantes líquidos que podem ser moldados de acordo com as necessidades de cada paciente. As substâncias são inseridas utilizando agulhas de ponta arredondada que não deixam cicatriz, evitam a perfuração de vasos sanguíneos, reduzem hematomas e dispensam cortes, cirurgia ou internação. O procedimento harmonização facial é realizado com anestesia local no próprio consultório médico e permite retorno à rotina no mesmo dia.

Quais os procedimentos que integram a harmonização Facial?

A bichectomia é um procedimento feito para remover a bola de Bichat que são as almofadas situadas na parte inferior do rosto. A bichectomia é realizada para reduzir as bochechas e melhor definir as maças da face, de modo que esta fica melhor esculpida.

O botox consiste na aplicação da chamada toxina botulínica industrializada para proporcionar o relaxamento do músculo e evitar as chamadas linhas de expressão. Após aplicado, o botox produz seus efeitos por 6 meses.

Ainda como parte do tratamento, ainda se tem a utilização do ácido hialurônico que é uma substância produzida pelo próprio organismo humano e se mostra como um essencial elemento de composição do tecido conjuntivo, isto é, um conjunto de tecidos que tem a finalidade de oferecer o suporte aos demais tecidos do corpo. O tempo de duração do ácido hialurônico após sua aplicação é de, aproximadamente 6 meses.

Qual profissional devo procurar para fazer a harmonização Facial?

Embora não exista uma definição oficial da Anvisa sobre a formação do profissional que pode fazer preenchimento facial, a Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que “procedimentos estéticos [invasivos] devem ser realizados apenas por médicos, que são profissionais habilitados para também tratar as eventuais complicações”.  

O preenchimento facial não é uma cirurgia plástica, por isso pode ser feito por médico de qualquer especialidade, desde que possua número de registro válido no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Estado onde o procedimento será realizado. Além disso é importante pesquisar sobre a experiência e formação do médico: tempo de atuação, participação em congressos, pesquisas e publicação de artigos científicos.

Mesmo com tudo que pode ser feito, a decisão de fazer um preenchimento facial deve ser tomada com confiança para evitar arrependimentos. Embora o lado emocional fale alto nesse momento, é importante também cercar-se de argumetos científicos.

Antes mesmo de agendar a consulta peça para clínica o alvará da vigilância sanitária que atesta condições ideais de higiene para realização de procedimentos médicos. Jamais aceite realizar uma harmonização em casa, quartos de hotel ou salões de beleza.

Solicite também as marcas comerciais dos produtos utilizados. Normalmente, por restrições da resolução que regulamenta a publicidade médica, os profissionais não podem mencionar abertamente os produtos que utilizam. No entanto, não existem produtos genéricos ou manipulados liberados no Brasil, sendo importante verificar no site da Anvisa se os produtos utilizados podem ser vendidos no país.

Na primeira consulta o médico irá:

– ouvir as insatisfações do paciente com a aparência,

– questionar sobre tratamentos realizados anteriormente e o nível de satisfação do paciente com eles,

– avaliar as condições físicas e histórico clínico,

– fazer uma avaliação global da face,

– definir o objetivo do tratamento preenchimento facial , que pode buscar um visual mais suave ou mais marcante, tratar manchas ou estimular colágeno, reduzir papada ou diminuir rugas e em alguns casos até mesmo uma combinação destas e de outras opções;

– conforme o objetivo apresentar as diferentes opções de tratamentos, que além de preenchimento facial podem envolver toxina botulínica, laser CO2 fracionado, fios de sustentação e ultrassom microfocado, entre outros;

– no caso do preenchimento facial deverá ainda explicar as diferenças entre os produtos, suas principais aplicações, como se comportam dentro do corpo e como podem ser utilizados para resolver o caso;

– indicar o tratamento adequado de acordo com a sua avaliação e a escolha do paciente.

Na maioria das vezes uma única visita ao consultório pode ser suficiente para avaliação e procedimento, pois normalmente não há necessidade de exames ou preparação adicional. Em resumo, a consulta presencial é fundamental, pois permite ao médico propor um tratamento personalizado, que atenda as necessidades de cada paciente e que previna insatisfações e efeitos indesejados.

Como é realizada a harmonização do rosto?

A harmonização do rosto é realizada buscando o equilíbrio entre os traços do próprio paciente. Esta é a característica que possibilita a conquista de uma aparência natural.

Como o próprio nome diz, harmonia é a combinação de elementos ligados por uma relação de intimidade. Ou seja, quando trazemos elementos externos, como nariz ou boca de alguma personalidade, dificilmente conseguimos criar essa relação, e o pior, corremos o risco de provocar uma sensação de estranhamento e uma aparência artificial.

Baseado nas queixas do paciente o médico irá fazer suas sugestões a partir de uma análise global do rosto, pois é muito comum identificar divergências entre aquilo que o paciente deseja e suas reais necessidades. Um nariz grande, por exemplo, pode ser devido a um rosto pequeno e ser minimizado com preenchimento mandibular, enquanto um rosto redondo pode ser disfarçado associando o preenchimento malar.

Se trata de promover uma aparência mais harmônica entre as diferentes regiões do rosto e não de reproduzir padrões de beleza externos que na maioria das vezes não se encaixam dentro das demais proporções. Além de depender de variáveis culturais, geográficas e temporais, a verdadeira beleza é um reflexo da sua autoestima e bem-estar.

Conceitos como cefalometria e proporção são alguns princípios científicos que servem de guia para o tratamento, tendo como referência a fisinonomia do próprio paciente. A busca por estereótipos que muitas vezes são inalcançáveis tende a trazer mais insatisfação pela falta de resultado e não é recomendada.

O roteiro de tratamento vai depender do que for discutido na consulta. Muitas pessoas chegam no consultório com conceitos pré-estabelecidos e algumas vezes até com a definição da quantidade de produto a ser utilizado, sem ouvir o médico, acreditando que “quanto mais melhor” e essa é uma ideia que tentamos mudar, especialmente quando utilizamos produtos definitivos.

Áreas harmonizadas;

O equilíbrio entre o volume, formato e ângulo são ideais para inovar os seguintes pontos:

  • Formato do Rosto – o contorno do rosto pode ser alterado trazendo um efeito de alongamento ou projeção. Com substâncias preenchedoras a mandíbula, malar e queixo são diminuídos ou aumentados.
  • Nariz – a rinomodelação com aplicação de ácido hialurônico gera a modificação do formato do nariz, tornando a superfície do osso proeminente lisa ou erguendo a ponta deixando-o arrebitado.
  • Lábios – mais volume e contorno destacado com as técnicas de preenchimento.
  • Sobrancelhas e supercílios – elevar ou corrigir seus ângulos proporcionam um olhar mais jovem e marcante.
  • Rugas e sulcos – a harmonização também garante o rejuvenescimento facial com a suavização de rugas e sulcos do rosto.

É possível ter um resultado natural com a Harmonização Facial?

Mais do que possível, é o ideal. Cada paciente tem suas características que devem ser trabalhadas ou realçadas, mas também preservadas. 

Quais produtos são utilizados na harmonização Facial?

A aplicação de ácido hialurônico é uma prática popular, por ser uma substância natural, absorvível em um ano e que pode ser retirada em caso de complicação ou insatisfação. Outro produto procurado é o ácido polilático, que possui uma duração um pouco maior, de um ano e meio, mas que no entanto tem ação discreta nas proporções faciais, pois foi desenvolvido para estimulação de colágeno. A única substância permanente com marcas comerciais aprovadas pela Anvisa é o PMMA. Um produto utilizado na medicina a mais de 80 anos, sendo 30 como preenchedor demonstrando ser uma substância biologicamente compatível com o corpo humano com índice de complicação inferior a 2%.

Quanto tempo dura o resultado da harmonização Facial?

Os resultados podem durar de um a quatro anos quando adotadosprodutos temporários ou serem permanentes, quando utilizados produtos definitivos. A escolha do produto é feita na consulta presencial pelo médico após ser definido o objetivo do tratamento, mas também depende da decisão do paciente após serem explicadas as diferenças entre as substâncias.

Para quem é indicado a harmonização Facial?

A harmonização facial é contraindicada para gestantes, lactantes, em casos de doenças não controladas ou autoimunes e quando há inflamação ou infecção no local.

Todo procedimento estético é uma decisão muito pessoal. Às vezes só você percebe que poderia mudar algo, mas não importa, sua autoestima e bem-estar são prioridade. Anos de estudo propiciar à ciência oferecer uma tratamento rápido, tranquilo e eficaz para minimizar as insatisfações com a aparência. Com todas as informações em mãos você pode tomar sua decisão com mais confiaça e ser feliz.

Quais cuidados devem ser tomados após o tratamento da harmonização Facial?

Normalmente, a recuperação de todos os procedimentos realizados é imediata, ainda que os resultados apareçam paulatinamente no decorrer do tempo. Não é raro que alguns pacientes submetidos ao procedimento fiquem com alguns hematomas. Sendo assim, não se aconselha baixar a cabeça, massagear a região ou mesmo deitar. Além disso, os profissionais que aplicam a Harmonização Facial advertem que não é indicado viajar de avião nas quatro horas seguintes ao tratamento.