O poder da luz pulsada e do laser para a sua pele

A procura por rejuvenescimento de pele faz parte da população desse setor. Inclusive, porque conta com diversos tratamentos e tecnologias, como a luz pulsada e o laser.

Ambas têm aplicações e indicações variadas, mas, em comum estão a segurança e os resultados eficazes. É sobre isso que vamos tratar ao longo deste post.

Se você não sabe qual é a diferença entre luz pulsada e laser, vamos mostrar cada uma delas nos tópicos abaixo. Confira!

Luz Pulsada e laser: quais as diferenças?

Luz pulsada ou laser: essa é uma distinção que vale a pena conhecer para identificar as melhores soluções para cada tipo de tratamento. Siga conosco!

Luz Intensa Pulsada (LIP)

A tecnologia funciona por meio da emissão de feixes de luzes policromáticas — funcionam como ondas de intensidades variadas — causando a sensação de calor local da região tratada.

No geral, a Luz Intensa Pulsada é considerada para o tratamento de rugas finas, vasos faciais, rosácea, olheiras e manchas solares.

A Luz pulsada pode tratar problemas como acne, manchas e linhas de expressão.

“As principais vantagens da LIP sobre o laser são a versatilidade, a possibilidade de tratar diversos alvos (vasos, lesões pigmentadas, estímulo do colágeno, remoção de pelos) e o custo mais baixo do equipamento.

Depilação definitiva:

A LIP pode remover pelos indesejados, mas não deve ser aplicada em algumas regiões – como ao redor dos mamilos, onde a cor da pele é muito variável e pode haver queimadura na pele.

O pelo é removido completamente, mas melhores resultados são observados em pessoas que possuem a pele clara e os pelos bem escuros.

Isso acontece porque, quanto mais escuro, maior a quantidade de melanina o pelo possui. Como a luz é atraída pela melanina, a incidência vai diretamente para ele, destruindo o folículo.

Manchas e linhas de expressão:

Indicada para remover principalmente as manchas causadas pelo sol, o tratamento clareia a pele e melhora a oxigenação sanguínea local. Assim, estimula o aumento das fibras de colágeno e elastina (e pode também atenuar as marcas de expressão causadas pelo avanço da idade).

Retirada de tatuagens:

A aplicação da LIP pode remover completamente tatuagens de cor escura (atraída pelo feixe de luz, que “quebra” a tinta, eliminando-a da pele). Já em tatuagens coloridas, o profissional precisa de cuidado para ajustar o equipamento a cada sessão – por conta das ondas diferentes necessárias para eliminar cada cor.

Tratamento de acne e rosácea:

A LIP vem sendo usada para eliminar as espinhas – quando o equipamento usa luzes específicas para o combate a bactérias e inflamações. Só não pode acontecer o tratamento ao mesmo tempo em que o paciente utiliza medicamentos com corticóides, ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios não hormonais, fotossensibilizantes e também na pele bronzeada.

No caso da rosácea, problema de pele que a torna avermelhada, e da telangiectasia, quando surgem vasinhos de sangue aparente, a luz pulsada também é um auxílio – porque a luz e a energia emitidas pelo aparelho aceleram a recuperação celular.

Entre os benefícios de sua aplicação, podemos destacar:

Rejuvenescimento da pele;

Melhora dos sintomas (como vermelhidão ou rubor);

Maior atividade dos fibroblastos;

Redução das rugas (finas e grossas);

Menos secreção de sebo;

Maior elasticidade da pele;

Uniformiza a pele;

Fecha os poros da pele;

Estimula o colágeno, ajudando a combater as ruguinhas da face;

Elimina ou ameniza as manchas da pele;

Melhora as olheiras;

Ameniza cicatrizes;

Complementa o tratamento feito em casa.

Laser:

Por sua vez, o laser é uma técnica mais popular no mercado e direcionada para o tratamento de dermatoses. Assim, seu médico especialista consegue atuar em focos específicos, como a melanina, água ou hemoglobina.

Veja, abaixo, os tipos de lasers mais aplicados no tratamento estético:

Laser de CO2, usado para causar a vaporização controlada da pele, produzindo mais colágeno;

lasers vasculares, mais usados para remover vasos cutâneos superficiais;

Laser de diodo: popular na remoção de pelos;

laser de Erbium, que tem atuação similar ao laser de CO2;

Lasers Q-Switched, muito comum no tratamento de lesões pigmentadas (sendo diferencial na remoção de manchas e tatuagens, por exemplo)

A duração do procedimento varia. Isso tudo é decidido a partir de uma consulta com o seu médico especialista, que leva em consideração as características e condições de cada paciente.

É normal, inclusive, que o laser deixe alguns sinais após realizado o procedimento.

A pele pode assumir um tom rosado temporariamente e também inchaço local.

Até por isso, a grande diferença entre laser e luz pulsada é o grau de agressão à pele.

 Embora seja passageiro e cause pouco desconforto, o laser ainda possui mais características de presença em comparação com a Luz Intensa Pulsada.

Quantas sessões fazer?

O resultado é acumulativo e gradual. Geralmente são necessárias de 3-5 sessões em intervalos mensais. Indicado sempre a repetição das sessões anualmente.

Há uniformidade da pele, melhora na textura e no tônus da pele, dando um aspecto mais jovial ao rosto. O resultado final aparece de 3-6 meses após as aplicações e é bastante duradouro, uma vez que ele produz remodelação e geração de novo colágeno na pele.

Não há mistério para uma pele bonita, bem cuidada e uma aparência descansada.

Use protetor solar, cremes próprios para sua pele, os ácidos receitados e faça sessões anuais de Luz Pulsada e Laser para complementar o seu tratamento.

CONTRA INDICAÇÃO DA LUZ PULSADA E LASER:

Doenças como lúpus e gestação são uma contra indicação relativa.  A Luz pulsada é altamente contraindicada em peles bronzeadas. Cuidados com alguns tipos de manchas. Pessoas com vitiligo também devem evitar.

Qual é o melhor método para mim?

Independentemente de ter o laser ou a luz pulsada como o melhor tratamento para o seu caso, vale reforçar: ambos são excelentes métodos.

São seguros, eficientes e têm múltiplas aplicações.

Até por isso, a decisão vai partir do seu dermatologista para executar a melhor abordagem e estratégia de tratamento.

Tudo isso, é claro, sendo colocado em alinhamento com os seus próprios objetivos. Afinal de contas, pode-se até mesmo compor um tratamento que aplique a associação dos dois métodos.

Cuide da sua pele e envelheça bem e lentamente!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp