Menopausa Precoce afeta sua pele?

Não é simples atravessar uma menopausa! Principalmente, quando ela acontece mais cedo do que o comum.

O período é definido a partir de quando a mulher já está há um ano sem apresentar sangramento e ocorre geralmente na faixa etária entre 40 e 55 anos. No entanto, caso ocorra antes dessa idade, chamamos de Menopausa Precoce. 

No período que segue a menopausa, a mulher passa por uma redução significativa da produção de colágeno para a pele, chegando a um ritmo de cerca de 2% ao ano. Porém, a velocidade desse processo também irá depender de outros fatores, como exposição à poluição e raios solares, má alimentação, fatores genéticos e metabolismo.

 

O que é a menopausa precoce?

A menopausa precoce, também conhecida como falência ovariana prematura, ocorre antes dos 40 anos de idade e acomete 1% das mulheres. Trata-se do momento em que os ovários param de funcionar, isto é, param de liberar óvulos (ovulação) em intervalos regulares e sua capacidade de produzir hormônios internos. 

 

Qual é o efeito da menopausa na pele?

Uma das principais alterações hormonais da menopausa é a diminuição da produção de estrogênio. Com isso, é ocasionado a queda na síntese de elastina, responsável pela elasticidade da pele, e do colágeno, que assegura firmeza.

 Por conta desse desequilíbrio hormonal característico dessa fase, o rosto tende a ficar mais oleoso e sujeito à acne, além de ser a causa do aparecimento de pêlos grossos sob o queixo e nas laterais da face.

Mulheres podem sentir sintomas distintos, como fadiga, irritação, insônia, formigamento pelo corpo e dores musculares. Com relação à pele, as queixas mais frequentes envolvem o ressecamento.

 

Como cuidar da pele na menopausa?

Tenha uma boa rotina de skincare. 

Cada tipo de pele necessita de um tratamento de acordo com as suas particularidades. E, para a dermatologista, os cuidados na menopausa variam muito de paciente para paciente. A proteção solar e a hidratação são passos fundamentais. Além disso, indico o uso de cremes com ácidos, como retinóico e glicólico; antioxidantes como a vitamina C e E; e redensificadores, como produtos com pro-xylane e ácido hialurônico.

 

Alguns cuidados diários podem ser aliados para cuidar da saúde da sua pele durante a menopausa: 

✅️ A alimentação deve ser rica em ômega-3, vitaminas, minerais e fibras.

✅️ Para manter a pele bem hidratada, é recomendado o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia e evitar alimentos muito quentes e condimentados.

❌️ Além disso, evitar banhos muito quentes e com sabonetes muito perfumados, que possam irritar a pele.

❌️ Fuja da exposição solar excessiva e não se esqueça de passar protetor solar.

 

Em adição a tomar bastante água, para hidratar a pele você deve utilizar um creme apropriado para seu tipo de pele.  Opte por produtos para peles sensíveis e maduras.

Combine os exercícios com uma alimentação balanceada, rica em vitamina C, D3, E, ácido fólico e cálcio. Procure reduzir o consumo de álcool, café e refrigerantes para passar por essa fase da melhor forma.

Somado a isso, tenha boas noites de sono e tente se estressar o mínimo possível. Com o estilo de vida e os produtos certos, você vai conseguir manter uma pele incrível na menopausa!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp