O ácido salicílico é um dos ativos queridinhos do universo da skincare por sua ação antioleosidade e anti-inflamatória, o que faz com que ele atue no combate da oleosidade excessiva da pele e seja eficiente no tratamento de peles acneicas, além de ajudar na renovação celular. Mas, você sabia que o ácido salicílico também traz diversos benefícios para sua rotina de cuidados com o cabelo?
Para que serve o ácido salicílico?
O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido e traz diversos benefícios para a rotina de cuidados com a pele e com o cabelo. O ácido salicílico serve como um esfoliante e anti-inflamatório que proporciona limpeza intensa e renovação das células.
Para aquelas pessoas que sofrem com oleosidade, o ácido salicílico consegue agir no controle da oleosidade excessiva, controlando o sebo da pele.
Muito eficaz também na rotina de Skin care para pele com acne e espinhas.
Embora os benefícios do ácido salicílico para o rosto e o corpo sejam amplamente divulgados, há menos conversas sobre o quão bom o ingrediente é para o couro cabeludo.
Ele tem propriedades queratolíticas pois afina a camada espessada da pele fazendo renovação celular, além de ação antimicrobiana, pois diminui as chances de proliferação de bactérias e fungos oportunistas que crescem na camada superficial de pele chamada de queratinócitos.
Quais os benefícios do ácido salicílico para o cabelo?
Agora falando do uso do ácido salicílico no cabelo, esse ativo é eficiente na limpeza intensa do couro cabeludo e dos fios, o que ajuda no tratamento da oleosidade do cabelo e no tratamento da caspa.
- O ácido salicílico conta com ação antifúngica, benefício para o tratamento da caspa no cabelo. Além disso, esse ativo ajuda a controlar eventuais coceiras e irritações no couro cabeludo, por conta da remoção da pele morta do couro cabeludo, que proporciona uma limpeza eficiente para o cabelo.
Essa limpeza intensa é favorável principalmente para os cabelos oleosos por ajudar a controlar o sebo excessivo.
Outros benefícios do ácido salicílico pro cabelo:
- Melhora o controle da caspa: o ácido salicílico remove efetivamente a pele escamosa e hiperceratótica, quebrando a adesão célula a célula.
- Minimiza a irritação e a coceira do couro cabeludo: o desconforto e a coceira podem piorar ainda mais com o acúmulo excessivo de pele morta no couro cabeludo.
- Acalma a dermatite seborreica: o ácido salicílico é incrivelmente eficaz no alívio da dermatite seborreica , que é uma conversa chique para ter um couro cabeludo escamoso e oleoso.
- Elimina o acúmulo de óleo e produto:
Muitos de nós somos culpados de esticar um ótimo penteado um dia com montes de xampu seco. Felizmente, o ácido salicílico remove naturalmente a camada mais externa externa da epiderme, permitindo que o óleo, a pele morta e o acúmulo de produtos sejam lavados imediatamente.
Como usar o ácido salicílico no cabelo?
Ele pode ser utilizado em shampoos e pré-shampoos.
Para ter os benefícios do ácido salicílico no cabelo, aposte em produtos enriquecidos com esse ativo. Dessa forma, será possível ter os benefícios desse ativo e todos os passos da rotina de cuidados capilares. Com o shampoo com ácido salicílico é possível ter uma limpeza intensa e eficiente.
- Para usar basta aplicá-lo nos cabelos molhados e diretamente no couro cabeludo, por toda a área a ser tratada, massagear e enxaguar na sequência, a profissional indica o uso de 2 a 3 vezes por semana.
Há restrições?
Embora a maioria das pessoas possa se beneficiar do ácido salicílico no couro cabeludo, existem algumas exceções. Como é o caso da pele sensível, o couro cabeludo sensível pode ter uma reação ruim ao ácido salicílico, como irritação ou sensação de ardor. Da mesma forma, os médicos sugerem que aqueles com qualquer pele rachada, irritada ou seca no couro cabeludo evite tratamento com ácido salicílico e definitivamente não o use caso tenha cortes e feridas abertas.