Se você é uma pessoa observadora, já deve ter percebido o surgimento de algumas manchinhas na sua pele. Porém, sabe quando deve se preocupar?
Caracterizada por manchas mais escuras, a acantose nigricans (AN) pode surgir em várias regiões do corpo.
Com manchas simétricas e não pruriginosas, podemos encontrar a acantose nigricans no pescoço, axilas e virilhas, por exemplo.
Para você saber tudo sobre essa doença, desenvolvemos um guia completo, repleto de dicas incríveis.
Afinal, o que causa a acantose nigricans?
A acantose nigricans é causada por fatores que estimulam a proliferação de queratinócitos epidérmicos e fibroblastos dérmicos. Não se preocupe que a maioria dos casos é resolvida com alguns tratamentos comuns.
Na forma benigna, a AN está relacionada à resistência do organismo à insulina. Isso acontece porque altos níveis desse hormônio circulante podem estimular a proliferação das células produtoras de queratina, causando manchas na pele. Você sabia disso?
Outras possibilidades são a obesidade e o uso de medicamentos.
A forma maligna está associada a possíveis tumores. Porém, não se apavore porque é muito raro essa situação acontecer. Uma dica para identificar a AN é observar novas manchas. Caso surjam lesões extensas ou com rápida progressão, é essencial consultar o especialista de sua confiança.
Agora, você está por dentro das possíveis causas da acantose nigricans.
Como diferenciar das demais manchas?
A acantose nigricans pode ser diferenciada principalmente por manchas mais escuras, mas também há outras formas de identificá-la. A primeira é verificar a simetria da marca. Se não tiver bordas irregulares, é possível que seja AN.
A manchinha pode aparecer em todas as regiões do corpo, incluindo a virilha, o pescoço, a axila e as dobras da pele. Pode acontecer até a acantose nigricans no rosto.
Diferentemente de algumas outras manchas, a AN pode aumentar de tamanho rapidamente. Por isso, esse é outro fator importante para identificá-la. Uma dica é sempre ficar de olho no surgimento de lesões, hematomas e outros sinais de pele.
Como saber se a acantose nigricans é benigna ou maligna?
Para saber se a acantose nigricans é benigna ou maligna, visite um especialista para realizar uma pequena coleta da mancha. O profissional vai identificá-la por precisão e pode dizer com certeza o diagnóstico da doença.
Qual é o tratamento da doença?
Afinal, a acantose nigricans tem tratamento? Como explicamos, a AN pode ter muitas causas, por isso, além do dermatologista, é preciso consultar o endocrinologista ou o clínico geral. Em alguns casos, pode ser indicado suspender a medicação habitual ou usar alguns medicamentos que ajudam a controlar os níveis hormonais.
Além disso, o dermatologista pode recomendar algum medicamento para clarear a região em que a mancha está. Afinal, o desejo é sempre manter a pele saudável, não é mesmo?
Por último, além do tratamento para minimizar a acantose nigricans, é essencial ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos para manter a saúde em dia.
Acantose nigricans tem cura?
A Acantose Nigricans tem cura? Se a doença é maligna, pode desaparecer com o tratamento, mas reaparecer em recorrência ou metástase.
Lembre-se que, para um diagnóstico preciso, é necessário consultar-se com o médico especialista em Dermatologia.