Bronzeamento com cerveja

Uma nova trending no TikTok promete um bronzeamento dourado com o uso da cerveja, atrelado à exposição solar.  A técnica, apelidada pelos usuários da rede social como “o melhor bronzeamento de todos os tempos” por ser acessível e rápido, já soma milhares de curtidas e comentários.

Contudo, a prática oferece riscos à saúde da pele. Veja a seguir: 

Um novo método de bronzeamento vem se tornando tendência entre os usuários do TikTok nos últimos meses. A técnica consiste em aplicar cerveja na pele e expô-la ao sol para, em teoria, acelerar o processo. Embora os vídeos tenham acumulado milhares de visualizações e curtidas, os profissionais de saúde e estética alertam para os riscos associados a essa nova moda.

O bronzeamento é causado por uma defesa natural da pele em resposta à exposição e radiação solar. O problema de utilizar produtos para acelerar esse processo é que eles podem causar reações alérgicas e queimaduras graves.

As reações e as queimaduras causam desconforto e dor. Além disso, impedem a pessoa de curtir o verão antes mesmo de a estação começar. Por fim, dependendo da lesão e do produto, podem surgir manchas hipercrômicas (mais escura que a pele) ou hipocrômicas (mais clara que a pele) de forma definitiva.

Portanto, a exposição solar não deve ser feita de forma acelerada ou sem os devidos cuidados. Além do que o uso de substâncias, ainda que sejam naturais, como cerveja, óleo de cozinha, margarina, suco de limão, podem ser extremamente prejudiciais para a saúde cutânea. 

Vale ressaltar que o álcool da cerveja tem efeito corrosivo na pele e pode provocar descamação, ressecamento, aumentando ainda mais os riscos de queimaduras.

Por fim, outras substâncias podem ter o efeito ainda pior, como o limão, causando fitofotodermatose ou fitofotomelanose. O que significa que contato com a pele e o sol, o limão pode causar manchas escuras que demoram para sair.

Então, como se bronzear de forma segura?

Para deixar a pele com um aspecto bronzeado, é preciso ter paciência para não danificá-la, ou seja, o processo de exposição ao sol deve ser lento e cuidadoso para evitar insolação, queimaduras, febre, aceleração do processo de envelhecimento e outros problemas.

A boa notícia é que mesmo com o protetor solar, a pele pode ser bronzeada gradualmente, mas com proteção. Portanto, nada de abrir mão do produto que deve ter, no mínimo 30 de FPS e lembrar de aplicá-lo a cada 2 horas. Além disso, o período de exposição mais seguro é até às 10h, pela manhã, ou após às 15h, na parte da tarde.

Por fim, tomar sol pode trazer benefícios à saúde, como reposição de vitamina D, melhora no humor, estado de alerta e disposição. Assim, tente se expor a luz solar (com os devidos cuidados), por 15 minutos por dia.

 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp