O que é?
A lobuloplastia é a cirurgia estética de reconstrução do lóbulo da orelha, que muitas vezes fica com o furo muito aberto ou até mesmo rasgado pelo uso constante de brincos pesados, alargadores e outros fatores.
Como é realizada a reconstrução da orelha rasgada?
Para a realização da lobuloplastia, é preciso apenas anestesia local, sem a necessidade de sedação. O procedimento é realizado em consultório médico, não necessitando de internação hospitalar. Existem várias técnicas para reconstruir o lóbulo da orelha, e geralmente a mais usada é a sutura, onde o médico junta as partes rasgadas, costurando-as. O procedimento costuma ser rápido, durando cerca de uma hora, e o paciente volta para casa no mesmo dia.
A reconstrução da orelha rasgada dói?
Não dói. É utilizada anestesia local para a realização da lobuloplastia, que garante o total conforto do paciente durante a reconstrução da orelha rasgada.
Como é a recuperação da lobuloplastia?
O paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia da lobuloplastia, somente evitando esforço físico. É feito um curativo, que deve ser refeito pelo período determinado pelo médico e os pontos deverão ser retirados pelo médico no tempo que ele julgar necessário para a correta cicatrização da sutura, dependendo de cada caso (geralmente de sete a dez dias depois do procedimento). O paciente também deve evitar o uso de acessórios de pressão e realizar novos furos sem liberação do médico.
A reconstrução da orelha rasgada deixa cicatriz?
Depois da retirada dos pontos, a cicatriz resultante da sutura pode ficar com uma aparência avermelhada. Mas a aparência da cicatriz vai melhorando com o passar do tempo, com a tendência de ficar quase imperceptível e bem próxima ao tom da pele do paciente.
É possível usar brincos ou alargador na orelha reconstruída?
Sim. Entretanto, recomenda-se que o furo não seja feito onde foi realizada a sutura da lobuloplastia, pois a pele estará mais fina e sensível, podendo acarretar um novo rasgo.
No caso dos alargadores, também é possível voltar a usar os acessórios, entretanto a recomendação é que o paciente escolha um acessório com diâmetro menor do que o anterior, para evitar pressão na área operada, podendo ocasionar um novo rasgo.
Como evitar que a orelha rasgue novamente?
A principal orientação é que o paciente evite o uso de alargadores com diâmetros muito grandes e brincos muito pesados. Outra recomendação é para que os furos sejam feitos em locais diferentes das regiões operadas.
Por que a orelha rasga?
O lóbulo da orelha é uma das regiões mais delicadas do nosso corpo, já que ele é composto basicamente por gordura e pele. A falta de cartilagem, osso ou músculo na região não dá a devida sustentação necessária para o uso de alargadores ou brincos pesados, fazendo com que o lóbulo esgace. Com isso, os acessórios podem ir formando um furo muito grande, ou rasgar o lóbulo.
Além das questões anatômicas, a predisposição natural é outro fator importante que contribui para a orelha rasgada. Isso porque existem pessoas que conseguem usar brincos pesados durante a vida inteira sem nenhum problema, e outras pessoas não conseguem sequer usar acessórios mais leves sem danificar o lóbulo.
Se você tem dúvidas, comece usando brincos, alargadores ou piercings pequenos, leves, e fabricados com material de qualidade.