O que é?
O melasma é uma doença da pele, porém com causas sistêmicas, que se caracteriza por manchas escuras localizadas principalmente na face, pescoço e no colo. As manchas podem ser pequenas ou extensas e sem delimitação específica.
Existem diversos tratamentos para esta patologia: fitoterápicos, vitaminas, homeopatia, frequências, regulação dos parâmetros hormonais, clareadores tópicos e uso de laser com baixa energia.
Inicialmente é necessário agendar uma consulta médica, na qual abordaremos as medidas de tratamento oral e tópico de acordo com o exame físico e laboratorial individual. Corrigiremos as causas e os hábitos que devem ser modificados para obtermos resultados duradouros do tratamento. Pode ser necessário o tratamento multidisciplinar com Ginecologista, Endocrinologista e Equipe Nutricional, pois o uso de alguns hormônios e desordens neste quesito pode ajudar ou atrapalhar no tratamento desta patologia.
Apenas após iniciarmos e obtermos a resposta clínica da melhora do melasma que podemos potencializar os resultados com os tratamentos em consultório.
Tipos de Tratamento em Consultório:
1 – Tratamento a Laser:
O que é?
Utilizamos o laser com liberação de baixa energia que age a partir de um efeito fotoacústico, com mínima liberação de energia térmica, sendo assim mais seguro para o melasma. O tratamento tem se mostrado eficaz, com evidências de resultados.
O tratamento com esse tipo de laser é indolor, e pode ser feito em todas as estações do ano, inclusive no verão, por não ser um tratamento tão agressivo à pele. A aplicação do laser não provoca inchaço nem irritação, apenas um leve formigamento e vermelhidão que melhora poucos minutos após a sessão.
Número de Sessões:
Entre 10 a 15 .
Intervalo:
Semanal ou quinzenal; após o tratamento, sessões de manutenção mensais podem ser recomendadas individualmente.
2- MICROAGULHAMENTO COM DRUG DELIVERY:
O que é?
Utilizamos um aparelho de roller manual ou elétrico descartável, que faz micro canais na pele, afim de gerar um estímulo tecidual e regeneração. Por estes canais será depositado substâncias clareadoras que conseguem agir nas camadas profundas da pele fazendo efeito de inibir a melanogênese e obtermos o clareamento do melasma.
3 – Aplicação Injetável:
O que é?
Feita apenas sobre as manchas, é injetado a nível dérmico, substâncias clareadoras que são individualizadas de acordo com cada tipo de pele, para agirem direto na causa.
Pode ser feito em qualquer época do ano.
Intervalo:
As sessões são quinzenais.
4 – Peeling Químico:
O que é?
Aplicação de Ácidos e fórmulas despigmentantes, que fazem a pele descamar e se regenerar. No caso do melasma o protocolo é específico e utilizamos ativos que mais possuem resultados comprovados em trabalhos científicos.
Cuidados Durante o Tratamento do Melasma:
A pele tratada não pode estar bronzeada e deve estar em uso de fotoprotetor solar diariamente.
Deve ser seguida todas as orientações determinadas em consulta, tanto oral como tópica dos protocolos de tratamento.
Contraindicações:
Gestantes, Vitiligo e demais doenças autoimunes cutâneas, em tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, fotossensibilidade, ferimentos e lesões na área a ser tratada.