Tapinarof creme, o primeiro e único medicamento tópico para tratamento da Psoríase sem esteróides

FDA aprova TAPINAROF creme, o primeiro e único medicamento tópico para tratamento da Psoríase sem esteroides.

Provavelmente, você está começando a conferir esse conteúdo porque está procurando algum tipo de orientação para suavizar os efeitos da psoríase. Correto? A boa notícia é que esse texto conta com uma série de informações para lhe ajudar a recuperar a autoestima e a qualidade de vida de maneira segura e não invasiva.

Com esses dados, você vai conseguir poupar tanto o seu tempo quanto o seu dinheiro na batalha contra essa doença, que é considerada bastante comum no território nacional. Conforme um estudo promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (2015/2016), a incidência no Brasil oscila entre 1,10 e 1,50%.

Mas, vale salientar que essa é uma enfermidade inflamatória crônica, imunomediada e não contagiosa. Ou seja, o problema não se transfere de uma pessoa para a outra. No entanto, esse questão de saúde pode atingir diversas partes do corpo humano, especialmente, as mãos, os pés, o couro cabelo, os joelhos e os cotovelos.

Infelizmente, a psoríase ainda não possui uma cura conhecida pela ciência. Em contrapartida, os pacientes podem manter a situação sob controle ao adotar o devido tratamento com o creme Tapinarof (VTAMA), 1%, a fim de aumentar a qualidade de vida no dia a dia.

O Food and Drug Administration aprovou o creme Tapinarof (VTAMA), 1% para o tratamento da psoríase em placas em adultos, independentemente da gravidade da doença, tornando-o o primeiro e único medicamento tópico sem esteroides aprovado pela FDA em sua classe.

Tapinarof creme é um agente tópico modulador do receptor de hidrocarboneto arílico sob investigação para o tratamento da psoríase. Tapinarof modula a expressão da interleucina-17 e das proteínas de barreira da pele filagrina e loricrina.

Tapinarof é um agente tópico modulador do receptor de hidrocarboneto arílico não esteróide em desenvolvimento para o tratamento da psoríase e da dermatite atópica. 

O receptor de hidrocarboneto arílico é um fator de transcrição dependente de ligante com papéis na regulação da expressão de citocinas e proteínas de barreira da pele e atividade antioxidante, o que o torna um alvo terapêutico razoável para o tratamento de doenças inflamatórias da pele e potencialmente outras doenças imunológicas doenças. Tapinarof se liga e ativa o receptor de hidrocarboneto arílico e demonstrou em estudos pré-clínicos modular a expressão de citocinas T auxiliares do tipo implicadas na psoríase, incluindo interleucina-17A e interleucina-17F, as proteínas de barreira da pele, filagrina e loricrina, e o ​​fator nuclear do receptor de hidrocarboneto arílico, fator 2 relacionado ao eritróide 2 (Nrf2), via do fator de transcrição, levando à expressão de genes de enzimas antioxidantes, como nicotinamida adenina dinucleotídeo (fosfato) quinona oxidoredutase 1 e heme oxigenase-1, que reduzem o estresse oxidativo. 7,8,16 Tomados em conjunto, esses achados sugerem que o mecanismo de ação do Tapinarof envolve modulação imune, normalização da barreira cutânea e atividade antioxidante.

Foram conduzidos dois ensaios randomizados de fase 3 idênticos de Tapinarof em pacientes com psoríase em placas leve a grave. Adultos com uma pontuação de avaliação global do médico (PGA) de 2 (leve) a 4 (grave) (em uma escala de 0 a 4, com pontuações mais altas indicando psoríase mais grave) e uma porcentagem da área total da superfície corporal afetada de 3 a 20% foram aleatoriamente designados em uma proporção de 2:1 para usar Tapinarof 1% creme ou creme veículo uma vez ao dia por 12 semanas. O ponto final primário, resposta PGA, foi uma pontuação PGA de 0 (limpo) ou 1 (quase limpo) e uma diminuição da linha de base de pelo menos 2 pontos na semana 12. Os pontos finais secundários de eficácia na semana 12 foram uma redução de pelo menos 75% na pontuação do Índice de Área e Gravidade da Psoríase (PASI), uma pontuação PGA de 0 ou 1, a alteração média da linha de base na porcentagem da área da superfície corporal afetada, e uma redução de pelo menos 90% na redução da Psoríase .

 

CONCLUSÕES:

Tapinarof 1% creme uma vez ao dia foi superior ao controle do veículo na redução da gravidade da psoríase em placas durante um período de 12 semanas, mas foi associado a eventos adversos locais e cefaléia. Esses ensaios maiores e mais longos são necessários para avaliar a eficácia e segurança do creme Tapinarof em comparação com os tratamentos existentes para a psoríase.

A recomendação do Tapinarof creme é usá-lo duas vezes por dia. Ele é seguro e eficaz para a psoríase.

Os investigadores procuraram avaliar a eficácia e segurança de creme de Tapinarof tópica (2 e concentrações 2 freqüências de aplicação) em comparação com o veículo em pacientes com AD. Os participantes foram da idade 12 para 65, com AD envolvimento da superfície do corpo de ≥5% a 35% e uma pontuação de Avaliação Global do Investigador de ≥3 (ou seja, moderada ou grave) na linha de base.

Os pontos finais do estudo principal incluiu uma pontuação de Avaliação Global do Investigador de clara ou quase clara (ou seja, 0 ou 1) e uma melhoria mínima 2-grade (ou seja, o sucesso do tratamento) em 12 semanas. Os desfechos secundários incluíram uma melhora ≥75% na pontuação Área Eczema e Índice de Gravidade e uma redução na escala de classificação numérica para coceira da linha de base.

Em 12 semanas, taxas de sucesso do tratamento foram 53% para 1% concentração aplicada duas vezes por dia, 46% para 1% concentração aplicada uma vez por dia, 37% para 0.5% concentração aplicada duas vezes por dia, 34% para 0.5% concentração aplicada uma vez por dia, 24% para aplicação duas vezes por dia de veículo, e 28% para aplicação uma vez por dia de veículo.

A taxa de sucesso do tratamento com creme Tapinarof 1% aplicado duas vezes por dia foi estatisticamente significativamente mais elevada do que a taxa conseguida com creme aplicado duas vezes por dia de veículo (53% vs 24%, respectivamente; 95% CI, 6.5%-48.1%). O sucesso do tratamento foi mantido por 4 semanas após a conclusão da terapia Tapinarof.

A taxa de eventos adversos emergentes de tratamento associados com a utilização de creme Tapinarof foi maior do que com o creme de veículo (56% vs 41%, respectivamente), apesar de todos os eventos adversos emergentes do tratamento relatados serem ligeiramente moderados em intensidade.

Os investigadores concluíram que o Tapinarof creme representa um avanço clínico importante no desenvolvimento de medicamentos tópicos para o tratamento de psoríase.

Notavelmente, o creme tópico demonstrou segurança e tolerabilidade consistentes com PSOARING 1 e PSOARING 2, e os eventos adversos emergentes do tratamento foram principalmente de natureza leve a moderada e restritos aos locais de aplicação.

Com certeza uma nova opção de tratamento para adultos com psoríase em placas leve, moderada e grave.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp