Saiba quais são as tendências de beleza na dermatologia atualmente em 2023!
O assunto foi discutido na AAD Annual Meeting, congresso americano de dermatologia que aconteceu em New Orleans e trouxe novidades em procedimentos, técnicas, aparelhos e protocolos.
É o maior congresso de dermatologia, cirurgia plástica e estética do mundo. O evento anual dura três dias e reúne os mais renomados profissionais da área em torno das novidades da indústria da beleza. Novas tecnologias, produtos e técnicas são apresentados, com visões e experiências de cada canto do planeta.
Naturalidade:
Exageros e muitas seringas de preenchimento na harmonização facial, definitivamente, estão em baixa, sendo substituídos pelos procedimentos voltados para o estímulo de colágeno.
Tratamentos combinados:
Os bioestimuladores ganham destaque!
A combinação de tratamentos pode turbinar ainda mais seus resultados.
O bioestimulador de colágeno Radiesse juntamente com um ácido hialurônico de baixa viscosidade (que ainda não chegou ao Brasil) na mesma aplicação, para potencializar a ação rejuvenescedora.
Foi abordado em diversas palestras a prática do preenchimento caindo em desuso, onde o objetivo é melhorar a qualidade da pele com os bioestimuladores, envelhecer com qualidade e ter rostos cada vez menos preenchidos e, quando necessário, de forma natural.
Remoção de excesso de pele sem deixar cicatrizes:
Quando o assunto é o rejuvenescimento facial, as maiores inovações foram as tecnologias, com grande destaque para o micro-coring, que remove o excesso de pele sem deixar cicatrizes, sendo um tratamento diferente de tudo o que temos atualmente. “Ela faz a remoção mecânica do excesso de pele através de milhares de fragmentos microscópicos, sem deixar cicatrizes. Essa tecnologia é inovadora e totalmente diferente do que temos disponível atualmente para o tratamento de rugas e flacidez. Os estudos mostram que esta remoção pode corresponder ao equivalente de 9% da pele da área tratada, chegando próximo do tão desejado lifting sem cortes. O aparelho se chama Ellacor, foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) para tratamento de rugas moderadas a severas, e ainda não tem previsão de data para chegar no Brasil.
Skincare minimalista:
A queridinha rotina de skincare está mais simples do que nunca, a prática, agora, tende a ficar com poucas etapas e direcionada à necessidade e ao estilo de vida de cada pessoa.
Aposta-se, também, no skincare em consultório, com lasers como o Laser de Thulium (BB Laser Lavieen), que pode ser feito uma vez ao mês para manter a pele bonita, viçosa, com poros fechados e sem manchas!
Tratamento facial revolucionário:
Falando em rosto, a grande novidade tecnológica para a região é o EMFACE, da BTL, uma revolução nos tratamentos faciais. “Ao emitir energias de radiofrequência sincronizadas com HIFES (estimulação eletromagnética facial de alta intensidade), ele afeta, simultaneamente, a pele facial e os músculos.
Acne:
Quando o assunto são as acnes, a opção de tratamento com clascoterona tem se mostrado eficaz no tratamento de acne inflamatória moderada. Pode ser uma opção a pacientes com contraindicação de terapias sistêmicas, como antibióticos sistêmicos ou a isotretinoína. A mesma substância tem sido eficaz em tratamento de queda de cabelo de fator genético, pois tem uma ação anti-androgênica”
Outra novidade para o tratamento de acne foi o lançamento do laser Aviclear, o primeiro no mundo com ação seletiva na glândula sebácea, reduzindo o seu tamanho e também a produção do sebo. “Os estudos mostraram uma alta eficácia na melhora da acne, mantendo os resultados por vários meses após a última sessão. Ele abre uma nova perspectiva de tratamento, trata todos os tipos de pele, dos casos leves até os casos mais severos.
Saúde da Pele:
No campo dos cosméticos, novos ativos como os exossomas, um tipo de terapia regenerativa que pode ser uma nova maneira de estimular a produção de colágeno, melhorando as rugas.
Elas contêm substâncias regenerativas, com ação na produção de colágeno, anti-inflamatória e cicatrizante. Algumas empresas estão extraindo os exossomas em laboratório, através de células-tronco e plaquetas, dentre outras células, e desenvolvendo produtos para o rejuvenescimento. Já existe produto para uso tópico, em creme, e também produto estéril para aplicar após laser e microagulhamento.
Os exossomas tem um enorme potencial para uso em cosméticos para o rejuvenescimento, podendo ser uma ótima opção como ativo de produtos de skincare, e também podem ter uso terapêutico em algumas doenças de pele, para a cicatrização e também no tratamento da queda de cabelos. Os primeiros estudos têm resultados animadores, mas seu uso ainda está na fase inicial.
Melasma:
O melasma também foi citado no congresso. E um novo método de tratá-la deu no que falar: um produto tópico que concede clareamento mais rápido e sustentado, que, em breve, chega ao Brasil.
O Cyspera Intensive System é formulado com um complexo patenteado de Cysteamine Isobionic-Amide Complex, um inibidor de transferência melanossomal que faz parte da família da vitamina B3. Juntamente com a cisteamina, ele proporciona três poderosos efeitos sinérgicos para uma melhor correção do pigmento e saúde da pele.
De acordo com a profissional, a cisteamina inibe várias etapas na via da melanogênese (formação da melanina), funcionando, também, como antioxidante para proteger a cútis contra os radicais livres.
Tratamentos corporais:
Em 2023, será dada mais atenção, ainda, aos tratamentos corporais, com tecnologias de ponta que conseguem fazer uma remodelação corporal 360 graus. Há procedimentos para todas as camadas, abrangendo todas as queixas dos pacientes, como gordura localizada, celulite, falta de definição muscular e flacidez.
O Profhilo, que foi um sucesso no IMCAS Paris. De tecnologia italiana, ele é um bioremodelador celular capaz de restaurar a estrutura dos tecidos, sem volumizar a região, sendo o produto com a maior concentração de ácido hialurônico puro do mercado.
O bumbum, por sua vez, continuará sendo a cereja do bolo dos tratamentos corporais.
Opções como bioestimuladores de colágeno, preenchedores corporais e tecnologias serão cruciais para conquistar o tão desejado bumbum perfeito, empinado, sem flacidez, redondinho, com projeção e sem celulite.
Celulite:
Já que o assunto é celulite, mais uma novidade foi mencionada na feira para combater os tão “temidos” furinhos no corpo.
O primeiro medicamento injetável indicado, especificamente, para a prevenção e tratamento da lipodistrofia ginóide (celulite).
Ele promove a lipólise ou mobilização (queima) de gordura, ativa a circulação local, firma os tecidos e melhora a oxigenação da pele. Infelizmente, ainda não temos no Brasil, mas já estamos ansiosos com a chegada.
Couro cabeludo:
Já o couro cabeludo ganhou um ultrassom microfocado para chamar de seu. “Ponteiras mais superficiais podem ser aliadas aos tratamentos capilares.
Cabelos:
Em relação aos tratamentos de cabelos, o minoxidil oral está sendo cada dia mais usado e estudado no tratamento de diversas doenças do couro cabeludo.
Importante ressaltar algumas contraindicações ao seu uso, como doenças coronarianas, transtornos de circulação que geram edemas de membros inferiores ou quando a pressão arterial não esteja controlada.
A dutasterida ganha espaço nos tratamentos de alopecia androgenética em homens.
Sabemos que sua eficácia é superior em relação à famosa finasterida. Há efeitos colaterais que devem ser discutidos com o paciente.
Foi muito falado sobre a integração entre a saúde da pele, do corpo e da mente. A importância da dieta e dos hábitos de vida para a boa qualidade da pele e para uma boa resposta aos tratamentos para o rejuvenescimento. A dieta ideal deve ser rica em proteínas, gorduras boas, minerais e antioxidantes, e com restrição de açúcar e farinhas brancas. Nenhuma suplementação substitui a alimentação balanceada, por mais completo que pareça ser o suplemento