O surgimento de rugas é inevitável com a ação do tempo. É um processo natural e faz parte do envelhecimento, mas é possível minimizar o aspecto que elas causam. Antes de escolher o tratamento mais adequado, é importante saber que existem dois tipos de rugas: as dinâmicas e as estáticas.
- Rugas dinâmicas:
São aquelas causadas por conta da ação da atividade muscular, surgem por conta da repetição das contrações com o passar dos anos. Exemplos são linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, por exemplo.
- Rugas estáticas:
São mais profundas, causadas pelo processo de envelhecimento que, com o passar do tempo, diminui a produção de colágeno e elastina. Elas podem ter origem nas rugas dinâmicas, ao longo dos anos, se tornando estáticas. Além da ação do tempo, exposição excessiva ao sol, poluição e fumo são outros fatores que contribuem para o surgimento de rugas estáticas.
Obs: As peles mais claras e mais secas também são fortes candidatas a adquirirem rugas precoces.
Sim, elas são inevitáveis! De uma forma ou de outra, elas surgem em algum momento da vida. Por isso, precisamos descobrir formas de amenizá-las e adiá-las por um bom tempo.
- Como adiar o aparecimento de rugas?
1- Skincare:
A rotina de skincare com certeza ajuda, mantendo a elasticidade, a produção de colágeno, a qualidade e a hidratação da pele, já que quanto mais seca, mais marcada ela fica.
2 – Hidrate a pele: adote um creme hidratante para o dia e outro para a noite. Dê preferência a um que ofereça princípios ativos regeneradores.
3- Utilize filtro solar: use-o diariamente, até no escritório, pois as luzes artificiais ressecam e mancham a pele. O protetor solar é um poderoso antienvelhecimento.
4- Faça aplicações de Botox®: a toxina botulínica reduz alguns movimentos sutis do rosto e serve como um ótimo tratamento preventivo contra as rugas.
- Como tratá-las?
Existem algumas diferenças cruciais entre o tratamento das rugas dinâmicas e estáticas. As dinâmicas precisam do efeito relaxante muscular de componentes como a toxina botulínica e as estáticas precisam de preenchimento, realizado com o com ácido hialurônico. Dependendo do caso, pode haver necessidade de associação com cirurgia plástica, lasers, peelings ou bioestimuladores.
Injetada diretamente no músculo responsável pela formação das linhas de expressão, a toxina botulínica relaxa e minimiza o aspecto das rugas.
O preenchimento com o ácido hialurônico é a solução ideal para rugas mais profundas pois preenche áreas com perda de volume.
Lembre-se! Existem algumas práticas que podem amenizar o surgimento de rugas ou retardar seu aparecimento. Dentre elas estão: hidratação, uso de protetor solar, hábitos alimentares saudáveis e aplicação de toxina botulínica de forma preventiva.
Não é somente um creme ou um procedimento que farão milagres!
É uma conjunção de todos esses fatores:
Cuidados com a alimentação, noites bem dormidas e atividade física. Tudo que evite a degradação do colágeno é muito bem-vindo.