A dermatite seborreica é uma doença que, normalmente, atinge o couro cabeludo, mas você sabia que o problema pode se desenvolver também pelo corpo com a formação de manchas vermelhas?
Dermatite seborreica (caspa) e a piora no inverno
O inverno chegou e, com ele, o atendimento no consultório de pacientes com queixa de dermatite seborreica aumentou consideravelmente. Primeiramente, vamos entender o que é a dermatite seborreica, as suas manifestações clínicas e os fatores agravantes e/ou precipitantes.
O que dermatite seborreica?
A dermatite seborreica é um processo inflamatório na pele caracterizado por descamação e vermelhidão, com coceira ou não em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, além do colo. “A manifestação se dá com intervalos e é frequente durante o inverno e períodos de estresse. A causa não é totalmente conhecida, e acredita-se que sua origem é genética ou desencadeada por agentes externos, como alergias, emocional e excesso de oleosidade”, explicou, afirmando que a presença de fungos também é responsável por aumentar as lesões.
O que causa a dermatite seborreica?
Não existe uma única causa para a dermatite seborreica, acredita-se que ela é desencadeada por vários fatores combinados, entre eles: predisposição genética, tipo de pele mais oleosa, estresse, alguns medicamentos, condições neurológicas e o clima seco e frio (é aqui que entra a piora no inverno). Com o clima mais seco e frio, aumenta também o uso de banhos quentes, levando a uma alteração na barreia cutânea, e da alteração da flora da pele com a proliferação do fungo desencadeando o quadro de dermatite.
O que traz a piora da dermatite seborreica é a água quente, que por esta razão deve ser evitada.
Como tratar da dermatite seborreica?
O tratamento baseia-se no uso de shampoos e sabonetes específicos que restabeleçam a flora e a integridade da pele, bem como uso de antifúngicos em creme ou spray, sempre indicado e avaliado pelo seu Dermatologista de confiança.
Os shampoos com ácido salicílico, que tem ação anti-inflamatória, além de adstringentes, antifúngicos tópicos, esfoliação do couro cabeludo e outras substâncias que controlam a oleosidade. As formas mais intensas geralmente são tratadas com corticoides de uso tópico, outros anti-inflamatórios adstringentes e antifúngicos
Por se tratar de uma doença crônica, é importante a manutenção do uso dos shampoos e sabonetes específicos para seu tipo de pele e evitar, sempre que possível, os fatores agravantes: banhos quentes, estresse e o excesso de oleosidade na pele.
- Para áreas com lesões mais espessas: use loções com corticoide e ácido salicílico para melhora mais rápida;
- Para lesões na face: são indicados cremes com baixa concentração de ácido salicílico e imunomoduladores tópicos;
- Para lesões no corpo: pomadas à base de corticoides e ácido salicílico devem ser usadas por poucos dias, seguindo com a manutenção com pomadas anti-inflamatórias. Além disso, a aplicação de cremes com ureia ou ácido salicílico facilitam a remoção da descamação;
Como evitar a dermatite seborreica?
✅️Evite bebidas alcoólicas;
✅️Evite o estresse;
✅️Evite lavar a cabeça com água muito quente e evitar dormir de cabelos molhados;
✅️Não use bonés, pois aumenta o calor e a umidade no couro cabeludo, que permitem a manifestação de fungos.