Você sabia que a queimadura é uma das principais causas de morte no mundo?
Isso mesmo. Para você ter uma ideia, somente no Brasil, aproximadamente 2.500 pessoas não resistem aos ferimentos graves e perdem a vida vítimas de acidentes com fogo. Isso porque, quanto maior a extensão da lesão, maiores são os perigos para os pacientes.
Os números são realmente alarmantes, mas é possível ajudar pessoas vítimas de queimaduras, tanto de 1º, 2º ou de 3º graus. Nesse artigo você irá saber como proceder, quais os primeiros socorros e as diferenças de atendimento em cada tipo de lesão.
Vamos começar pelo que NÃO se deve fazer.
Anote essas dicas que podem salvar vidas e compartilhe com seus amigos e familiares.
É proibido:
- Não passe gelo, manteiga, pasta de dente, ou qualquer coisa em cima da região queimada;
- Use somente água fria no local;
- Jamais estoure as bolhas ou tente retirar a roupa colada à pele queimada;
- Não retire a pele morta;
- Não aperte o ferimento.
Queimaduras de 1º grau:
As queimaduras de 1º grau são consideradas menos perigosas. Elas atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. Geralmente, o local que apresenta vermelhidão, pode ficar um pouco inchado e é possível que haja dor. A queimadura leve não requer atendimento médico de urgência, mas dependendo da extensão do corpo deve ter socorro médico.
Primeiros socorros: vítimas de queimadura de 1º grau:
Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.
Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.
Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.
Em casos de queimadura de primeiro grau – e apenas nesse caso – é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.
Queimaduras de 2º grau:
Diferente das queimaduras de 1º grau, as de segundo não são tão superficiais. Elas atingem a epiderme e a derme. Do mesmo jeito, o local fica vermelho, inchado e com bolhas. Nesse tipo de queimadura, existe liberação de líquidos e a dor é muito intensa.
De maneira geral, quando o ferimento é pequeno, mesmo de segundo grau, a queimadura é considerada leve. Mas é preciso ficar mais atento. Se a extensão for maior, a gravidade aumenta e requer cuidados urgentes, em especial se atingir o rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações.
Primeiros socorros: vítimas de queimadura de 2º grau:
Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.
Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.
Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.
Em casos de queimadura de primeiro grau – e apenas nesse caso – é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.
Queimaduras de 3º grau:
Atenção: qualquer caso de queimadura de 3º grau é grave. Esse tipo de ferimento é sempre uma emergência médica. Ligue 193, para o resgate imediatamente.
Quando ocorrem esses acidentes, os ferimentos atingem todas as camadas da pele, chegando inclusive aos músculos e ossos.
Um dado importante. Nesse tipo de queimadura, como os nervos são destruídos, a vítima não sente dor. No entanto, ela pode sentir as dores das queimaduras de primeiro e segundo grau, que estão presentes pelo corpo.
A pessoa que sofre queimaduras de 3º grau fica com aparência escura (carbonizada) ou esbranquiçada.
Primeiros socorros: vítimas de queimadura de 3º grau:
Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa!
É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Não use gelo.
Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetros de diâmetro) – só nas pequenas! – você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água – ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas.
Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais – como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.
Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.
Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital.
Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.
Não perca tempo em remover a vítima ao hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.
O contato para o socorro dos bombeiros é 193.