Beleza TikTok parece um termo um tanto quanto duvidoso, afinal é possível encontrar muitas dicas sem explicações dermatológicas que bombam diariamente na rede queridinha do momento. O problema é que muitos desses truques podem trazer mais malefícios que benefícios e, em meio a tantas novidades, fica difícil diferenciar o que é realmente útil.
Por este motivo estou aqui para abordar este assunto tão falado.
O sanduíche de umidade promete uma pele com mais glow, saúde e brilho agora mesmo. Essa nova tendência de beleza que acaba de desembarcar na internet já tem muitas adeptas por aí que mostram se os resultados realmente vieram ou não.
Só que, diferente de muitas tendências que vemos por aí e que precisam de vários passos, o sanduíche de umidade é uma técnica simples que “prende” a umidade da nossa pele, sendo ótima para evitar a pele seca.
Vinda da Coreia do Sul, basicamente consistem em você aplicar os produtos enquanto sua pele ainda está úmida, permitindo que os ingredientes sejam absolvidos com mais eficácia. Mas, precisa aplicar os produtos rapidamente, sendo 3 segundos após lavar o rosto, evitando secar e perder a umidade. Vale para usar os soros e hidratantes, viu?
Como isso funciona na prática?
A fundadora da Romilly Wilde conta que esse fluxo de tratamento dá um suporte aprimorado para os resultados, já que ao reter a umidade isso nos permite que os ativos sejam profundamente absorvidos desde a primeira limpeza. Assim, a umidade une todos os benefícios cumulativos das fórmulas, garantem absorção e regeneração metabólica.
Pode usar a água da torneira mesmo para fazer o processo, umedecendo a pele da limpeza, ou borrifando água como se fosse uma água termal. Vale lembrar que é uma técnica simples e segura, mas não deve ser usada com produtos com retinol ou que causam irritação da pele, já que a umidade potencializa os efeitos.
Na terceira etapa, é possível finalizar a hidratação com o creme antirruga. “Ele pode contar com niacinamida, peptídios, ácido ferúlico, resveratrol e vitaminas como C e E como ativos ação antioxidante.
Se sua pele for oleosa, vale tomar cuidado com os efeitos do hidratante, pois o excesso pode te prejudicar!
Sem acne e sem irritação:
No entanto, dependendo do produto utilizado no final do processo, é necessário ter cuidado com a técnica, já que, principalmente no Brasil com a predominância da pele oleosa, algumas pessoas podem não tolerar um bálsamo oclusivo muito pesado. Usar um emoliente mais leve como passo final pode ser eficaz nesses casos, para evitar a acne. Outro cuidado é evitar ingredientes como retinóico ou ácidos. A oclusão, nesse caso, pode causar irritação.
Consulte o seu dermatologista de confiança antes de fazer qualquer tratamento. É muito mais seguro!