A pele oleosa precisa de todo cuidado especial. Além de lavar o rosto com um sabonete adequado duas vezes ao dia, também é importante incluir um sérum na sua rotina de skincare. Por permitir uma alta concentração de ativos na fórmula e uma excelente absorção na pele, esse veículo é uma excelente alternativa para o tratamento desse tipo de pele. Dependendo da sua formulação, ele pode minimizar a aparência dos poros dilatados, melhorar a textura do rosto, controlar a oleosidade e até diminuir as lesões e manchas e acne.
Por que o sérum é a textura ideal para a pele oleosa?
A pele oleosa, diferente dos demais tipos, produz uma quantidade maior de sebo por parte das glândulas sebáceas. Por isso, além de realizar uma boa limpeza, é preciso apostar em um hidratante específico para que a região não sofra com o efeito rebote – e o sérum é o dermocosmético perfeito para tal. Além de ter uma textura ultra leve e fluida, ele também garante uma absorção muito mais rápida, ou seja, você não precisa se preocupar com aquela sensação pegajosa no rosto após a aplicação.
Mas não é só a leveza e a fluidez dessa textura que proporcionam benefícios à pele. Entre tantas outras vantagens, o sérum também costuma ter uma concentração de ativos mais potente, acelerando os resultados do tratamento.
Qual é o melhor sérum para a pele oleosa? Veja os ativos que o produto precisa ter.
O sérum ideal para a pele oleosa é aquele que contém ativos poderosos que ajudam no controle da oleosidade e no tratamento dos principais sintomas da condição, como oleosidade intensa, poros dilatados, o surgimento de cravos e espinhas e manchas de acne. Listamos as principais substâncias que podem fazer do seu sérum o melhor para a pele oleosa:
– Ácido salicílico
– LHA
– Ácido glicólico
– Ácido dioico
– Ácido Ferúlico
– Argila branca
– Ácido Hialurônico
Separei aqui 5 opções de séruns para a pele oleosa:
1) Liftactiv Peptide-AHA, de Vichy :
O sérum possui uma textura oil-free, toque seco e um complexo de ácidos renovadores, o produto possui ação anti-idade, que promove a renovação celular e a redução de rugas e linhas finas, combinada à ação antioleosidade, que reduz os poros dilatados e o brilho excessivo na pele, deixando o rosto com um efeito matte.
2) Normaderm Phytosolution, de Vichy:
Esse sérum além de fortalecer a pele, melhorando a barreira de proteção cutânea contra agressões externas, também corrige as particularidades presentes na pele oleosa, como cravos, espinhas, poros dilatados e o excesso de oleosidade.
3) Salicyli C10, de La Roche Posay:
É um sérum antioxidante que possui vitamina C pura concentrada a 10%, ácido salicílico e duplo ácido hialurônico. Ele previne os sinais do envelhecimento, ajuda a melhorar a textura da pele, a reduzir a aparência dos poros e a garantir mais viço e luminosidade, sem deixar a pele oleosa.
4) Blemish + Age Defense, de SkinCeuticals:
Esse sérum é complemento e perfeito para o tratamento da acne. Ele possui uma concentração de 0,3% de LHA, juntamente com 1,5% de ácido salicílico, que trata as lesões de espinhas e auxilia na diminuição das marcas deixadas na pele. Para completar, 2% de ácido dioico que atua no combate às imperfeições da pele oleosa e acneica e também ajuda a prevenir a formação de manchas.
5) Para o dia a dia: Sérum Fortalecedor Minéral 89, de Vichy:
Quem busca um sérum hidratante para manter o rosto saudável e bonito durante 24 horas, sem pesar no visual, pode aproveitar – e muito – o Minéral 89, de Vichy. Ele é um dos queridinhos para a pele oleosa, graças à sua textura gel sérum super fácil de aplicar e com absorção rápida. Além de ácido hialurônico, o Minéral 89 tem 89% de Água Vulcânica de Vichy, que garante uma potente ação antioxidante e o fortalecimento mineral da sua pele.
Uma dica: dá para usar o sérum como primer antes da maquiagem também!
Para escolher a melhor combinação desses ingredientes para o seu sérum, é importante conversar com um dermatologista. Só assim você vai conseguir investir em um produto otimizado para a sua pele!