O peeling de fenol é um procedimento que consiste na aplicação de uma substância química extremamente irritante para a pele, promovendo a sua descamação superficial e profunda.
O fenol tem uma formulação muito antiga, usada desde os anos 60, mas que foi aprimorada ao longo do tempo. Hoje em dia, a substância aplicada não tem apenas fenol, mas também um produto chamado óleo de Cróton, que é o responsável por fazer com que o peeling se aprofunde mais na pele. Além disso, um tipo de sabão chamado novisol e água destilada também compõem o produto.
O procedimento estético consiste na aplicação de uma solução com fenol, promovendo a renovação da pele. A sua ação ocorre por meio de uma queimadura química, que estimula a produção de colágeno. Com isso, se consolida como um potente redutor de rugas e linhas de expressão.
O fenol é um agente químico que produz, em determinadas concentrações, coagulação das proteínas da pele, sendo classificado como profundo devido ao seu alto grau de penetração. Ele atinge as camadas mais profundas da pele e age sobre as lesões. Posteriormente, a derme se recupera com a formação do colágeno novo, que a deixa mais consistente, conferindo um aspecto visivelmente rejuvenescido, com menos rugas, flacidez, aspereza, sulcos e manchas, e mais firmeza.
Quais são as indicações do Peeling de Fenol?
O Peeling de Fenol é indicado após uma avaliação criteriosa, para tratar pessoas com cicatrizes de acne, rugas profundas, fotoenvelhecimento intenso, flacidez cutânea, entre outras situações.
É contraindicado para quem tem problemas cardíacos, arritmias, gestantes e lactantes, doenças crônicas que estejam fora de controle, ou para pessoas com peles que apresentam feridas ou inflamações, além de acne crônica e/ou inflamada.
O tempo de duração de aplicação do peeling de fenol é de, aproximadamente, uma hora e meia.
Como é o pós-procedimento?
Os momentos após a aplicação são cercados de cuidados e de muita atenção. É necessário que o paciente fique por sete dias em casa, sem fazer movimentos com a área do corpo que recebeu a aplicação do fenol. Após esse período, as crostas começam a cair e fica uma vermelhidão de queimadura, que vai clareando gradativamente. Em média, o tom de pele volta ao natural cerca de dois a quatro meses após o procedimento.
Depois da aplicação, é preciso fazer o uso de medicamentos analgésicos por 12 a 24 horas e manter a pele sempre limpa, hidratada e protegida da exposição solar. Além disso, é necessário acompanhamento da equipe que realizou o procedimento no período de recuperação.
A importância de realizar o Peeling de Fenol com profissionais qualificados.
A escolha dos melhores profissionais implica positivamente no resultado, pois eles vão avaliar o paciente e definir se o Peeling de Fenol é a melhor indicação e se há alguma restrição.
O Peeling de Fenol não é considerado uma cirurgia. No entanto, precisa ser realizado por profissionais qualificados e especialistas no assunto, em um centro cirúrgico, com anestesia e acompanhamento.
O peeling de fenol é profundo e por isso deve ser indicado e realizado por médicos que conheçam a característica da pele e também as contraindicações que possam existir.
O fenol é tóxico e não pode ser realizado em pessoas com arritmias e doenças renais.
A pele deve ser preparada com ácido retinóico e em concentrações de 0,025 a 0,1% duas vezes por semana e também hidroquinona entre 2 e 4% além de um bom filtro solar.
Qual é o resultado do peeling de fenol?
Após um período de recuperação dolorosa, desconfortável e em que a pessoa precisa lidar com uma aparência inicialmente desagradável, os resultados aparecem e eles tendem a ser muito bons.
Quando a cicatrização se completa, surge uma nova pele muito mais jovem, radiante, livre de uma série de linhas de expressão, cicatrizes e manchas. A textura da pele é lisa, macia e realmente muito boa.
Além disso, o peeling de fenol, por agredir a pele de forma tão intensa, estimula os fibroblastos a produzirem mais colágeno. Desta forma, ocorre um aumento duradouro da firmeza do rosto, o que também contribui para o rejuvenescimento.
Quais são os cuidados após a aplicação de ácido fenólico?
O primeiro cuidado está relacionado à escolha do profissional que realizará o procedimento. Afinal, o ácido fenólico é um produto agressivo, que pode causar danos sérios à pele se não for aplicado da forma correta.
Portanto, o profissional precisa ser muito treinado e experiente. Ele deve ter uma qualificação técnica inquestionável para que seu procedimento seja feito com o máximo de segurança possível.
O segundo cuidado diz respeito à indicação. Em primeiro lugar, se a pessoa tem problemas estéticos que podem ser resolvidos com procedimentos menos invasivos, muitos profissionais preferem recomendar essas outras alternativas.
Especialmente para quem tem a pele morena mais escura ou preta, os riscos precisam ser avaliados com muita atenção. Essas pessoas estão mais propensas a terem manchas e cicatrizes.
Enfim, o paciente precisa cumprir as recomendações do profissional durante o período de recuperação, o que inclui não se expor ao sol, hidratar a pele, não coçar ou esfregar o rosto, não utilizar maquiagem e tomar a medicação conforme a prescrição médica.